Serviços

 

 

Nos últimos anos, a Direção Regional de Cultura do Algarve tem realizado várias intervenções na Fortaleza de Sagres, no âmbito do Projeto de Requalificação e Valorização do Promontório de Sagres, com o apoio financeiro do Turismo de Portugal e de fundos europeus, através de candidaturas submetidas e aprovadas pela CCDR Algarve.

O projeto, que se encontra na sua fase final, pretende enquadrar os valores patrimoniais e ambientais deste lugar, de forma a tirar partido das suas múltiplas potencialidades e transformá-lo num pólo cultural de referência, contribuindo assim de forma significativa para o alargamento da oferta cultural e de lazer na região do Algarve.

O reconhecimento do Promontório de Sagres como Marca do Património Europeu, em 2015, deu uma nova relevância ao monumento e à paisagem cultural que o envolve, reconhecendo o seu valor europeu simbólico e o papel que teve na história comum europeia.

A Cafetaria encontra-se temporariamente encerrada.

 

Projeto Expositivo

 

                      

O Novo Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres, que abriu portas a 13 de novembro de 2022, acolhe um exposição de carácter permanente, que oferece aos visitantes uma experiência estimulante e interativa sobre a relevância do Promontório de Sagres para a história da Humanidade. A exposição proporciona aos visitantes novas perspetivas, através de um olhar contemporâneo, fomentando uma atitude de descoberta, de questionamento e de reflexão crítica sobre o valor singular deste território, desde a Antiguidade até aos nossos dias.

No primeiro andar, o Centro de Arte Contemporânea abre com chave de ouro com a exposição “Territórios Invisíveis” do artista Manuel Baptista, patente até 16 de abril de 2023.

 

Espaços Disponíveis

 

A Fortaleza de Sagres dispõe de vários espaços, nomeadamente um auditório com 50 lugares, sala multiusos, espaços exteriores dentro e fora de muralhas. Estes espaços podem ser disponibilizados a entidades externas para atividades culturais, ou outras, desde que compatíveis com a natureza do monumento, de acordo com a tabela de preços em vigor.

 

Acessibilidades

 

O Promontório de Sagres dispõe de parque de estacionamento exterior para viaturas ligeiras e autocarros de passageiros.

Existe a preocupação de melhorar as condições de visita dos utentes com mobilidade condicionada, pelo que já foram e continuarão a ser concretizadas melhorias consideráveis, nomeadamente no acesso aos diversos edifícios. Nesse sentido, os visitantes dispõem de uma passadeira acessível ao longo do promontório – cerca de 2 quilómetros – que facilita a circulação pedonal e em cadeiras de rodas. Foi também instalada uma maqueta tátil do Promontório de Sagres para melhorar a percepção do espaço por parte dos visitantes com incapacidades visuais.