A Direção Regional de Cultura do Algarve, representada pelo Diretor da Fortaleza de Sagres e Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, Luciano Rafael, integrou o júri nacional de pré-seleção dos sítios para atribuição da Marca do Património Europeu 2021, que este ano escolheu a candidatura das Linhas de Torres Vedras, apresentada pela Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) – Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras.
O Promontório de Sagres ostenta, desde 2015, a distinção de Marca do Património Europeu (MPE), uma medida da União Europeia que tem por base uma iniciativa intergovernamental lançada em 2006. Foi estabelecida pelo Parlamento e pelo Conselho da União Europeia.
Nos termos do regulamento “Os objetivos gerais da Marca do Património Europeu (MPE) consistem em reforçar o sentimento de pertença à União Europeia por parte dos cidadãos europeus, em especial dos jovens, com base nos valores e elementos comuns da história e do património cultural europeus, valorizar a diversidade nacional e regional e incrementar o diálogo intercultural. Para isso, esta designação procura realçar o valor simbólico e melhorar a visibilidade de sítios que tenham desempenhado um papel significativo na história e na cultura da Europa e/ou na construção da União Europeia.”
Saiba mais em http://bit.ly/3ruqcEa