A obra da empreitada de consolidação da arriba da Fortaleza de Sagres, concelho de Vila do Bispo, da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente I.P., já começou. Os trabalhos vão prolongar-se durante três meses e tem como objetivo a estabilização de um bloco rochoso localizado na arriba contígua ao Baluarte de Santa Bárbara, a poente do monumento.
A Direção Regional de Cultura do Algarve, gestora do monumento, alertou a Agência Portuguesa do Ambiente I.P, para a necessidade urgente desta obra, de modo a salvaguardar a integridade do local e dos visitantes.
A Fortaleza de Sagres está classificada como monumento nacional desde 1910 e é o monumento do Algarve que regista o maior número de visitantes, tendo em 2019 recebido quase meio milhão, 85 por cento deles estrangeiros. Este é um local de grande simbolismo nacional, com ocupação deste a antiguidade e o local onde o Infante D. Henrique viveu e morreu.
O Promontório de Sagres onde está construída a Fortaleza é uma imponente plataforma de calcários compactos do Jurássico que se adentra no Oceano em arribas verticais de 40 metros de altura, estando por isso muito exposto à erosão e às alterações climáticas.
A empreitada está a ser executada pela empresa Geocontrole, Geotecnia e Estruturas de Fundação.