No dia 13 de novembro de 2018 assinalaram-se na Fortaleza de Sagres os 558 anos sobre a morte do Infante D. Henrique (1394-1460), com uma Missa de Sufrágio na Igreja de Nossa Senhora da Graça, celebrada pelo pároco José Chula, uma homenagem junto ao Padrão de 1960 e um concerto pela Academia de Música de Lagos.
Após a celebração da Missa de Sufrágio e de algumas palavras de Artur de Jesus, do Município de Vila do Bispo, procedeu-se à deposição de uma coroa de flores junto ao Padrão de 1960 pelo Vereador Fernando Santana, em representação do Município de Vila do Bispo, pelo Coordenador da Fortaleza de Sagres, Luciano Rafael, em representação da Direção Regional de Cultura do Algarve e pelo Presidente da Assembleia de Freguesia de Sagres, João Graça, em representação da Junta de Freguesia de Sagres.
Seguiu-se o concerto “Promontorium Sacro: Música e História do Fim do Mundo”, um Duo de Canto e Cravo pela voz da mezzosoprano Joana Godinho e pelo cravista Rafael Reis, no âmbito do DiVaM 2018.
Tratou-se de uma iniciativa conjunta da Direção Regional de Cultura do Algarve, do Município de Vila do Bispo e das Paróquias de Vila do Bispo, Raposeira e Sagres.