A Semana Cultural – Lugares de Globalização resulta de uma parceria constituída pela Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste – a Direção Regional de Cultura do Algarve, os Municípios de Aljezur, Lagos, Monchique, Silves e Vila do Bispo, a Região de Turismo do Algarve e a Associação LAC – Laboratório de Atividades Criativas.
O projeto inspira-se no conteúdo da candidatura à Comissão Nacional da UNESCO, com o mesmo nome, submetida pela Região de Turismo do Algarve em parceria com a Direção Regional de Cultura e os Municípios do território alvo, o que permitiu a inscrição destes territórios na Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial.
Mais informação e programa completo aqui.
Na Fortaleza de Sagres / 17 de maio
17 DE MAIO | DO ALGARVE AOS AÇORES, A VIAGEM DOS SABORES
Showcooking Documentado
19h30
André Magalhães é o taberneiro-mor da taberna da Rua das Flores em Lisboa e conta com uma vasta experiência como chef, consultor e jornalista na área da gastronomia. Com formação em Ciências Gastronómicas apresenta-nos um programa original criado para a Semana Cultural, que une o património cultural ao gastronómico das regiões Açores e Algarve.
O que terão em comum estas duas regiões e como enriquecem a história da gastronomia do atlântico?
Direção técnica: André Magalhães
17 DE MAIO | MAR GLOBAL
Videomapping nos Monumentos Históricos
Sessões: 21h30 | 22h00 | 22h30 | 23h00
Um espetáculo criado para a Fortaleza de Sagres, focado na sua história, no seu contexto geográfico e na sua colossal monumentalidade.
“Onde a terra acaba e o mar começa”. A finisterra dos textos da antiguidade, O Promontorium Sacrum, antiga morada de Deuses. Numa perspetiva contemporânea, seremos convidados a descobrir através de uma fantástica viagem os caminhos da misticidade e da magia deste lugar, que contínua a impelir viajantes à escala universal numa contínua peregrinação.
Criação e Produção: OCUBO