JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO nos Monumentos do Algarve / PATRIMÓNIO NATUREZA: Pessoas – Lugares – Histórias

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do ICOMOS que pretende sensibilizar os cidadãos da Europa para a valorização do Património. Este ano irão decorrer de 22 a 24 de setembro, subordinadas ao tema Património Natureza: Pessoas – Lugares – Histórias.

Neste âmbito e integrado no Programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – a Direção Regional de Cultura do Algarve preparou um programa cultural para os monumentos da região, que pretende realçar e preservar a relação das dimensões “natureza” e “património”, fundamental para a valorização do território, para a promoção das identidades locais e da qualidade de vida da comunidades.

Programação:

RUÍNAS ROMANAS DE MILREU
22 de setembro

A exposição Perspectivas “37º05`42,73”N 007º54º`13,85”W” constituirá o evento de abertura das comemorações. A inauguração com início às 17 horas contempla a apresentação do filme “O Mundo de Milreu”. O projeto dá a conhecer as perspectivas de vários artistas dos 5 continentes sobre Milreu que se constitui o epicentro de uma manifestação artística à escala global. Um projeto de Nuno Murta e Carlos Norton da Associação Fungo Azul.

24 de Setembro

“Do Saber ao Fazer: Bioexperiências Romanas no Labor”, irá acontecer entre as 15h e as 17h30.
O projeto pretende dar a conhecer o estilo de vida dos romanos que habitaram este local, assim como as técnicas e conceitos científicos por eles aplicados. Haverá actividades de pintura em revestimento de cal, identificação de recursos marinhos utilizados pelos romanos, processos de produção de ingredientes e unguentos, com um espaço infanto-juvenil e mostra de produtos regionais.
Projeto do Centro de Ciência Viva do Algarve, Universidade do Algarve, Barroca e Requinte Turquesa.
A participação neste projeto requer inscrição através de [email protected].

MONUMENTOS MEGALÍTICOS DE ALCALAR
22 de setembro,

Os “Sons Daqui”, por SONDA, um projeto de Pedro Glória, apresentado por Rizoma Lab – Associação Cultural, entre as 19h18 e as 21h. Trata-se de uma intervenção multimédia em formato de instalação/performance audiovisual, que os elementos recolhidos partem de uma abordagem direta à comunidade que habita em torno do monumento, e serão integrados em tempo real na experiência sensorial, sonora e auditiva, desenhada especificamente para este monumento. Coincidindo com o equinócio de Outono será o momento ideal para observar o pôr-do-sol e o céu estrelado. Conta com o apoio do Museu Municipal de Portimão.

CASTELO DE LOULÉ
23 de setembro

Na Alcaidaria do Castelo de Loulé, irá acontecer o projeto “Castelo e História de Loulé”. O programa inicia-se pelas 16horas com a apresentação da Lenda da Moura de Cássima, pelo Teatro Análise de Loulé – Casa da Cultura, seguido de um atelier para crianças inspirado na lenda (16h15). Pelas 17horas terá início a palestra “O Castelo e a História de Loulé” por Luis Palma, seguida de um passeio pelo Centro Histórico (18horas). Projeto da Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

FORTALEZA DE SAGRES
23 a 24 de setembro

“Momentos Fantásticos com Património: Lugares Falados em Comum”, um projeto da Vicentina – Associação Para o Desenvolvimento do Sudoeste, irá acontecer na Fortaleza de Sagres nos dias 23 a 24 de setembro (das 17h00às 9h30).
Projeto multidisciplinar direcionado para famílias, integra um enquadramento do lugar “Que lugar é este?” por Rui Parreira, pelas 17h30, seguido do Chá das 5 – Grupo de Leitura Teatral, às 18h30. Esta é uma criação de Neusa Dias, Paula Gonçalves, Cristina Chafirovitch, Inês Cardoso e Marta Gorgulho, acolhida pela associação cultural, Rizoma Lab. Neste programa, textos de teatro nos desafiam a pensar sobre as forças e poderes da globalização em países outrora colonizados por Portugal. O texto apresentado será “O Pagador de Promessas” do dramaturgo, Brasileiro Dias Gomes.
Pelas 18h30, “O Mundo no Monumento”, atelier de expressão criativa com pintura e ilustração, será orientado por Sara Glória e direcionado para o público infantil (<12 anos).
Pelas 20 h segue-se Sabores da Lusofonia, cuja degustação manterá ainda o seu segredo. Sugere-se que os nossos participantes tragam alimentos da Terra e do Mar para partilha. A Roda da Capoeira, irá acontecer entre as 20h e as 22h, dinamizado pela Associação Jogando Capoeira. Este será o momento de aprender sobre as múltiplas características e riqueza de valores da Capoeira, hoje património cultural imaterial da Humanidade, e que é um dos maiores símbolos da manifestação cultural afro-brasileira.
E para terminar uma noite fantástica, nada melhor do que o “Contos de Lugares pelo Mundo” por Nelda Magalhães, pelas 22horas. Dormir e sonhar…. E o alvorecer na Fortaleza para o pequeno almoço e cheiro a maresia….
Actividade que inclui a pernoita no monumento, mediante inscrição (através de [email protected])

ERMIDA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
24 de setembro

O ciclo de música ibero atlântica “Jangada de Pedra” irá ser apresentado pelas 17 horas com o concerto Mundi | Do barroco ao Jazz.
João Pedro Cunha (violino) e Zoran Stojanovic (guitarra) com créditos firmados no panorama nacional e internacional propõem um programa verdadeiramente globalizante. Partindo da profundidade e emoção contida do pai Johann Sebastian Bach, culminarão na virtuosidade expansiva do jazz da tradição de Grapelli e Venuti. Um projeto da Academia de Música de Lagos.

Todas as iniciativas propostas são de entrada livre e participação gratuita.
No dia 24 de setembro a entrada é gratuita em todos os monumentos.