2016, mais um ano de crescimento de visitantes nos monumentos da região

Os Monumentos afectos à Direção Regional de Cultura do Algarve, com controle de entradas – Fortaleza de Sagres, Ermida de Nª Sra de Guadalupe, Monumentos Megalíticos de Alcalar e Ruínas Romanas de Milreu – registaram em 2016 um aumento de 5,1% no número total de visitantes, mantendo a tendência de crescimento.

Registaram-se cerca de 370 mil visitantes nestes espaços, verificando-se, relativamente ao ano de 2015, um aumento de 17.956 visitantes.

A Fortaleza de Sagres tem aumentado consecutivamente o número de visitantes, tendo este ano registado o terceiro melhor dos últimos 20 anos, desde que o monumento abriu ao público em 1997, o que se traduziu num aumento de 14.102 visitantes, uma variação positiva de 4,39% relativamente ao ano anterior, ano em que já registava mais de 320 mil visitantes.

As Ruínas Romanas de Milreu foram o monumento que registou a maior subida percentual em 2016, com um aumento de visitantes na ordem dos 21,89%.

A Direção Regional de Cultura do Algarve considera que o programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve, implementado e iniciado em 2014 tem contribuído de forma importante para o renovar do interesse das comunidades pelo seu património, o que se traduziu também numa maior afluência no número dos residentes da região a estes espaços.

Congratulamo-nos também que os turistas, que este ano visitaram a região na sua oferta de Sol e Mar também tenham procurado a oferta cultural da região, deixando-nos o desafio de continuar a desenvolver e a promover uma maior dinamização e valorização destes espaços para este ano.

A Direção Regional de Cultura do Algarve aproveita a oportunidade para agradecer a dedicação e empenho de todos os que têm contribuído para estes resultados e para o melhor acolhimento dos visitantes nos monumentos que lhe estão afectos.